29
Jan

Cadeia de Valor das Pescas desenvolve economia

2020

Luanda - A interligação dos diferentes sectores da cadeia de valor das pescas angolanas poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia, considerou hoje (quarta-feira), em Luanda, o secretário de Estado das Pescas, Carlos Cordeiro.

Ao discursar na abertura do workshop sobre Cadeia de Valor das Pescas, o responsável afirmou que a cadeia de valores integra a construção naval, gestão participativa, investigação e formação em diversas áreas de intervenção.

O produto da pesca nos pontos de descarga, explicou, inclui estivadores, mulheres processadoras, pessoal de pesagem, entre outros agentes, que criam emprego no final desta cadeia de valor.

O governante explicou que este processo integra, igualmente, os sectores da Indústria, Transportes, Comércio, Agricultura, Interior e Defesa, entre outros que produzem bens, equipamentos e serviços.

Ao falar sobre os resultados da Cadeia de Valor das Pescas, em análise no encontro, afirmou  que vão permitir aos decisores públicos e gestores de empresas pesqueiras conhecer os custos relacionados com as suas várias etapas (cadeia de valor do sector).

Acrescentou que a iniciativa vai garantir um crescimento sustentável do rendimento, através da compreensão do processo que termina no consumo final.

Enquadrado no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), o workshop tem como objectivo identificar os seguimentos da cadeia de valor das pescas, para desenvolver o sub-sector das Pescas.