18
Fev

BAI tem AKz 40 mil milhões para financiar empresas

2020

Lubango - Quarenta mil milhões de kwanzas é o valor disponível no Banco Africano de Investimentos (BAI), para concessão de crédito à classe empresarial nos diferentes sectores da economia, informou nesta terça-feira, no Lubango, administrador executivo da instituição, José Castilho.

Em declarações à imprensa, no final do VI workshop sobre Programa de Apoio ao Crédito (PAC), dirigido a empresários do sector agrícola, pecuário,  industrial e material de construção, avançou que o período de reembolso pode ir de nove  a 14 anos.

“Mas para isso temos aqui períodos de carência de capital e juros em função do projecto, da maturidade do projecto, em situações em que está implícito um processo de importação, crescimento que leva o seu tempo até que atinja o prazo de maturação”, disse.

O responsável apontou como critérios para o acesso ao credito, experiência de negócio, não ter crédito em atraso noutras instituições bancárias, ser cliente com algum histórico e da actividade desempenhada, ter a contabilidade organizada e algum imóvel que seja passível de hipoteca.                            

Por sua vez, o presidente da Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla, Paulo Gaspar, louvou a iniciativa do BAI em divulgar os seus programas de apoio à classe empresarial, pois a nível da província já foram aprovados dois projectos nas áreas de águas de mesa e da produção de milho, dos mais de 50 que deram entrada na banca comercial.