- 11
- Mar
UE contribui no reforço da cadeia de valor do café
Luanda - A União Europeia quer melhorar o desempenho,
crescimento e o contributo da cadeia de valor do café na diversificação da
economia, através do programa para desenvolvimento do sector privado,
financiado com 12 milhões de euros, declarou nesta quarta-feira, em Luanda, o
embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny.
Segundo o
embaixador, o programa, a ser implementado em cinco anos, visa contribuir para
um crescimento económico diversificado, sustentável e inclusivo.
O referido apoio vem reforçar o empenho e compromisso do Governo
angolano, especificamente na implementação do Programa de Apoio à Produção,
Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (Prodesi) no
desenvolvimento de uma das fileiras prioritárias que é o café.
Pretende-se reforçar a capacidade de instituições públicas tão
relevantes como o Instituto Nacional do Café ou a Agência de Investimento
Privado e Promoção das Exportações, através da ligação e facilitação do diálogo
destes com os actores privados envolvidos na cadeia de valor.
Pretende-se a melhoria dos processos de certificação e qualidade
do café, promoção e facilitação das exportações, devendo ser incentivado o
investimento nesta fileira prioritária para o Governo de Angola.
“Como primeiro passo deste processo, está sendo realizado um
estudo aprofundado da cadeia de valor do café, tendo em consideração vertente
produtiva, económica, social e ambiental”, disse.
O estudo é realizado no âmbito do projecto “Análise da cadeia de
valor para o desenvolvimento”, sendo financiado pela Unidade Alimentar,
nutrição e desenvolvimento rural da direcção de cooperação da União Europeia e
implementado pela Agrinatura (grupo de Universidades e centros de investigação
europeias).
Dado o potencial do sector agrícola para criação de emprego,
atracção de investimento e crescimento das exportações, a UE está empenhada em
apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor agrícola que beneficiem aos mais
vulneráveis, tirando partido das oportunidades de mercado oferecidas tanto a
nível local, regional e global.