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Mar

UE contribui no reforço da cadeia de valor do café

2020

Luanda - A União Europeia quer melhorar o desempenho, crescimento e o contributo da cadeia de valor do café na diversificação da economia, através do programa para desenvolvimento do sector privado, financiado com 12 milhões de euros, declarou nesta quarta-feira, em Luanda, o embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny.

Segundo o embaixador, o programa, a ser implementado em cinco anos, visa contribuir para um crescimento económico diversificado, sustentável e inclusivo.

O referido apoio vem reforçar o empenho e compromisso do Governo angolano, especificamente na implementação do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (Prodesi) no desenvolvimento de uma das fileiras prioritárias que é o café.

Pretende-se reforçar a capacidade de instituições públicas tão relevantes como o Instituto Nacional do Café ou a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, através da ligação e facilitação do diálogo destes com os actores privados envolvidos na cadeia de valor.

Pretende-se a melhoria dos processos de certificação e qualidade do café, promoção e facilitação das exportações, devendo ser incentivado o investimento nesta fileira prioritária para o Governo de Angola.

“Como primeiro passo deste processo, está sendo realizado um estudo aprofundado da cadeia de valor do café, tendo em consideração vertente produtiva, económica, social e ambiental”, disse.

O estudo é realizado no âmbito do projecto “Análise da cadeia de valor para o desenvolvimento”, sendo financiado pela Unidade Alimentar, nutrição e desenvolvimento rural da direcção de cooperação da União Europeia e implementado pela Agrinatura (grupo de Universidades e centros de investigação europeias).

Dado o potencial do sector agrícola para criação de emprego, atracção de investimento e crescimento das exportações, a UE está empenhada em apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor agrícola que beneficiem aos mais vulneráveis, tirando partido das oportunidades de mercado oferecidas tanto a nível local, regional e global.